top of page

Doenças e Tratamentos

Conheça algumas doenças oculares e como cuidar dos seus olhos para uma visão saudável e nítida.

Olho humano
Renata Tavares
Dr. Renata Tavares

Astigmatismo

Problema de visão decorrente da distorção da luz em dois focos diferentes ao passar pelas lentes naturais dos olhos (córnea e/ou cristalino), resultando em uma imagem “borrada” ou duplicada. Pode ser corrigido com óculos, lentes de contato e cirurgia refrativa (cirurgia a laser ou cirurgia de catarata).

Glaucoma

Doença do nervo óptico, muito relacionada com descontrole da pressão intraocular. Evolui de forma progressiva, muitas vezes imperceptível por afetar inicialmente a visão periférica. Pode levar à cegueira irreversível.

Catarata

Condição ocular caracterizada pela opacidade (perda da transparência) da lente natural interna, o cristalino, levando ao embaçamento da visão, perda de contraste de cores, ou seja, o  comprometimento da qualidade e quantidade de visão.

Hipermetropia

Problema de visão decorrente da falta de grau nas lentes naturais do olho para projetar corretamente a luz e formar uma imagem nítida. Manifesta principalmente na
dificuldade visual para perto, porém também pode afetar a visão de longe.

Ceracotone

Córnea com distorção formando um cone. Pode resultar em graus elevados de astigmatismo que são difíceis de serem corrigidos com óculos, por vezes necessitando de tratamentos com lentes de contato especiais e ou correção cirúrgica (implantes de anéis intraestromais ou transplante de córnea).

Hordéolo

Popularmente conhecido como “terçol” ou “viúvo” consiste na infecção de uma das glândulas de Meibômius presentes na margem palpebral, gerando uma área arredondada e dolorosa na margem palpebral externa ou interna.

Miopia

Doença do nervo óptico, muito relacionada com descontrole da pressão intraocular. Evolui de forma progressiva, muitas vezes imperceptível por afetar inicialmente a visão periférica. Pode levar à cegueira irreversível.

Olho seco

Doença ocular muito frequente atualmente que está relacionada com a redução de quantidade e/ou alteração na qualidade da lágrima. Pode causar desconforto visual intenso como ardência, coceira, irritação e até embaçamento visual.

Pterígio

Tecido fibrovascular com aspecto de pele sobre a superfície dos olhos. Pode inflamar com facilidade, crescer e comprometer a qualidade visual, causar sintomas de ardência vermelhidão e sensação de corpo estranho no olho afetado.

Presbiopia

Dificuldade progressiva na visão de perto relacionada a diminuição da elasticidade do cristalino e consequentemente pela perda da capacidade de ajustar o foco para perto.
Evolui dos 40 aos 60 anos de idade e pode ser compensada com o uso de óculos para leitura ou com cirurgias refrativas (a laser ou implante de lente para substituição do cristalino).

Entre em contato

Rua: Camboriú, 35 - Glória, Joinville - SC

E-mail: renatatavares.oftalmologista@gmail.com

Tel: ( 47 ) 99173-5454

Olá, já recebemos sua mensagem e em breve entraremos em contato com você. Obrigada.(a)

bottom of page